sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Roberto

Pois é: o Roberto. Nosso GR pelo qual o Benfica pagou 8,5 milhões de euros e que tem suscitado alguma (muita mas mais para os anti - Benfica) polémica. Resolvi escrever sobre ele para suscitar alguma discussão (construtiva obviamente) mas essencialmente para ficarmos com uma espécie de memória sobre ele. Mais tarde ao consultarmos ou até ao nos depararmos por acaso com este post, lembrar-nos-emos do que a comunicação social (CS) fez com ele. Não nos podemos nem nos devemos esquecer disto. E porquê?
Não vi tratamento igual a casos iguais ou piores. Não vi fazerem um escarcéu igual com o Ricardo, antigo GR do Sporting nem com o actual GR da selecção. Só fizeram o que fizeram porque somos o Benfica, porque vendemos muitos jornais e também e talvez mais importante porque suscitamos muitas invejas. Para que fiquem com uma ideia o mais próxima possível da realidade resolvi fazer uma espécie de cronologia:
25/6/2010: Roberto Jiménez é o novo reforço para a baliza do Benfica. O guarda-redes espanhol, apresentado esta sexta-feira, chegou ao Estádio da Luz com «muita vontade de vencer».
Palavras dele: «Foi um passo enorme na minha carreira e as expectativas são começar a trabalhar, adaptar-me o mais rápido possível, o que acho que não vai ser difícil, e tentar que o Benfica tenha os maiores êxitos»
22/8/2010: Afinal o Roberto (e pasme-se não vai sair do Benfica!!) vai continuar no Benfica. Notícia que foi veiculada inicialmente na isenta (??) TSF.
Comunicado do Benfica (e muito bem para tratar dos abutres):
"O Sport Lisboa e Benfica informa que a notícia veiculada pela rádio TSF, durante a tarde deste domingo, em relação a um dos seus atletas não passa de pura especulação. Lamentamos que um meio de comunicação com as responsabilidades e as obrigações deontológicas a que os seus profissionais estão obrigados não tenha tido sequer o cuidado de contactar qualquer responsável do Clube, facto que teria evitado toda esta situação."
24/8/2010: Alguns comentários de ex-colegas e também de Quique Flores que como todos sabemos já foi nosso treinador:
TIAGO (JOGADOR DO ATL. MADRID): "COLEGAS DIZEM QUE ELE ESTÁ A SOFRER MUITO"
"Partilhámos balneário só uma semana. Conheço o desempenho dele na Liga espanhola e foi muito bom, sobretudo frente aos grandes. Os meus colegas dizem que está a sofrer muito, estão surpreendidos."
PAULO ASSUNÇÃO (JOGADOR DO ATL. MADRID): "POR AMOR DE DEUS...ELE NÃO DESAPRENDEU"
"O Roberto passou a vida toda em Espanha e mais de metade em Madrid. É duro mudar a vida toda. É natural que precise de tempo para se adaptar a Lisboa. Mas, por amor de Deus, o homem não desaprendeu."
QUIQUE FLORES
“Tenho uma opinião muito positiva dele. A meia época que fez no Saragoça foi fantástica. Ele foi o grande herói da manutenção. Por isso acho que o Benfica precisa de ter paciência. O verdadeiro Roberto vai chegar"

E agora como todos sabemos deu-se um volte-face (essencialmente no discurso da CS) no jogo com o Setúbal (3ª Jornada (28/8/2010). Pois é: afinal afinal, mas mesmo assim ainda se assistiu ao enxovalho (perdoem a palavra mas foi o que ocorreu) por parte de mais uma vez, da isenta TSF. Todos sabem daquela “pérola jornalística” no noticiário após o fim do jogo.
Para que fique na memória aqui está o vídeo bastante completo do jogo com o Setúbal:




Não precisamos de descrições. Este vídeo fala por si:
Deixem-se só referir que demos (especialmente e permitam-me enaltecer os adeptos no estádio) uma grande lição aos abutres da comunicação social e aos adeptos dos outros clubes que na falta do que fazer se riem à nossa custa mas que depois nem os vemos quando tudo corre bem.
Nos últimos 4 jogos na Liga sendo também importante na LC (até há uma noticia d' A Bola do passado dia 26 de Outubro), o Roberto pasme-se, lol não sofreu nenhum golo, fruto a meu ver da sua perseverança e do crescente de forma da nossa defesa (em parte não percebi o que lhes aconteceu). Esperemos que assim continue hoje e depois no Dragão mas sobretudo que daqui a uns meses venham dizer (mas não se desculpar. Não podemos pedir tanto) que o Roberto foi uma grande contratação. Se o disserem é porque é mesmo verdade que é o que todos os benfiquistas querem.
Eu que supostamente não devia perceber tanto como eles, pensei logo que se tratava duma difícil adaptação a uma nova equipa, a uma nova realidade, país. Lembrei-me do caso do Luisão. Eles não, não se lembraram que pela posição que é qualquer erro é com grande probabilidade fatal. Não. Para quê? Afinal quem é que nós somos? O melhor clube de Portugal e talvez por isso o grande susceptível de ser maltratado. Esquecem-se é duma coisa: existem pessoas que defendem com unhas e dentes o Benfica como é o caso deste e doutros blogues. Contra isso e contra os benfiquistas nunca conseguirão ganhar.

Benfica 4EVER

P.S.
Não nego que achei estranho o Benfica comprar um GR por 8,5 milhões de euros mas jamais entrarei e me deixarei levar por um ataque que a mais do que a um jogador, foi feito a um ser humano. Frisar já agora, que a partir do momento em que um jogador tem o símbolo do Benfica ao peito jamais vou assobiar e mandar abaixo. Nem que não simpatize com ele que nem é o caso. Todos nós temos as nossas opiniões e temos direito a discordar mas com limites.

Fontes:
Youtube, Record, Mais Futebol, A Bola e o Correio da Manhã

2 comentários:

Paulo Da Silva disse...

Isabel, grande post sobre o Benfica o Roberto e os avensados.

Disseste tudo o que penso sobre tudo o que foi criado à volta dele e a forma nojente como trataram o ser humano.

Um abraço

Manuel Oliveira disse...

Concordo plenamente, até porque sempre o defendi no meu Blog (do Manuel).
Agora já estão a engolir o que disseram dele, inclusivé benfiquistas.

Abraço.