quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Olympique Lyonnais vs Benfica, Antevisão do Jogo


 Dia grande, dia de Benfica na Champions, uma competição que já vencemos por 2 vezes, tendo perdido outras 5 finais, contabilizando um total de 7 finais na competição.
Jesus fez a previsão do jogo e falou em vitória, pois concordo com Jesus, ao contrário do que se fala, há que ter cuidado com as palavras e afins, a verdade é que o Benfica entra em qualquer campo do Mundo sempre com a cabeça na vitória pois se a equipa entrar em campo já a pensar no empate então ai a derrota é quase certa, qualquer grande equipa tem de entrar para vencer. 

Sim há que encarar o jogo com toda a humildade e respeito pelo adversário, até porque a equipa do Lyon é como se sabe uma equipa calejada nestas andanças.
Sobretudo há que saber entrar em campo, preenchendo os espaços e jogar um futebol de pé para pé, ao 2ç toque, receber a bola e passa-la ao companheiro mais próximo de forma a criar um carrocel ofensivo e criar os de chamados desiquilibrios nos espaços vazios lá na frente.

É certo que Roberto estará na baliza, em abono da verdade Roberto tem vindo consideravelmente a subir de forma e a ganhar confiança depois de um inicio menos bom. Roberto já vai conhecendo as rotinas da equipa e principalmente da defesa transmitindo dessa forma mais confiança à equipa.
No quarteto defensivo estarão; Super Maxi, embora Maxi ande um pouco aquém daquilo que é capaz, acredito que irá voltar á tarimba que nos habituou, para bem da equipa espero que seja já hoje. 

A dupla Luisão David Luiz está de pedra e cal, Luisão o patrão da defesa tem vindo a fazer grandes jogo, transmitindo consistência e confiança quer à defesa quer à equipa, inclusive tem vindo a marcar alguns golos importante. Já David Luiz está um pouco abaixo daquilo que lhe vimos fazer a temporada passada, embora ache que toda a equipa teve um início menos bom no campeonato, e isso acabou por se reflectir em alguns jogadores da equipa, embora por vezes o David corra riscos desnecessários e perdas de bola absurda como contra o Schake 04, certamente vai querer fazer muito melhor hoje. Coentrão é aquilo que todos nós sabemos, ainda recordo muitos que criticavam Jesus quando o metia a def. esquerdo e defendiam que deveria jogar na frente, hoje em dias as criticas desses mesmo é que Coentrão rende melhor atrás. jogue atrás ou à frente, Coentrão habituou-nos a altas rotações e tem sido um dos mais decisivos esta época, seja atrás ou à frente a verdade é que as suas explosões em velocidade tem dado bons frutos.

Acredito que Aimar terá a função de pautar o jogo da equipa, tendo como companheiro mais directo Carlos Martins e em funções mais defensivas estará Javi Garcia, que será um dos pendolos da equipa, quer no apoio à defesa quer no apoio ao ataque, é certo que Javi não sabe jogar mal, para além de saber e muito bem posicionar-se em campo é um jogador que não complica, libertando sempre a bola de forma limpa e pronta a jogar ao colega mais próximo.

Aparecem-nos na frente um trio Sul Americano, Gaitan, Saviola e mais à frente Kardec, Gaitan certamente irá jogar mais encostado a uma das linhas, caindo mais para a esquerda, embora possa aparecer algumas vezes à direita com troca com Martins ou Aimar, Ficando Saviola a jogar um pouco mais recuado em relação a Kardec mas também aparecendo na área de finalização vindo detrás, podendo desta forma usar a sua principal arma, a velocidade e capacidade de desmarcação.
Kardec será a referência no ataque substituindo Cardozo. Kardec marcou 2 golos no último jogo o que certamente será uma dose de confiança para um avançado que não é o titular, Kardec terá uma das missões mais dificeis, que é abrir a frente de ataque, criando desta forma os espaços vazios na área para as entradas detrás de Saviola, entre outros e tentando também nos espaços vazios criados ser servido pelos companheiros e marcar golos.

Terá de ser um Benfica pragmático, entrar com confiança e saber ler o jogo, procurando falhar o mínimo de passes possíveis e bloquear as investidas do Lyon e na posse da bola sair em velocidade para o ataque nunca descurando a segurança da equipa e a defesa.


Sinceramente acredito na vitória, até porque como disse anteriormente temos de entrar sempre para vencer, seja na Luz ou na China, o nosso destino é vencer e quanto mais cedo garantirmos a qualificação mais confiança a equipa terá e desta forma podemos encarar o campeonato com outra confiança.

Equipa Provável
Gr: Roberto
D. Dr. Maxi Pereira
D. Eq: Fabio Coentrão
Centrais: Luisão e David Luiz
Meio Campo: Javi Garcia, Carlos Martins e Pablo Aimar
Ataque: Gaintan, Saviola e Alan Kardec.





Sem comentários: