sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FPF. Sumarissímos, Benfica a primeira vitima em 92/93


RUI ÁGUAS, A PRIMEIRA VÍTIMA

Decorria a época de 1992/1993 18ª jornada do Campeonato, no Mês de Março o Benfica jogava em Faro contra o Farense, a disputa pelo título estava no auge nesse ano com F.C.Porto e Benfica numa acérrima disputa pelo título de campeão.
Durante o jogo e se me recordo decorria a 2ª Parte a bola sai fora, no momento da devolução da bola, Rui Águas atira a bola ao jogador do Farense que vai de encontro à cara, no seguimento do lance o árbitro adverte Rui Águas com o cartão amarelo, (ou seja o árbitro viu o lance)
Os comentadores da época bradaram aos céus que Rui Águas deveria ter sido expulso e as imagens do lance foram repetidas várias vezes até à exaustão.
Certo é que o campeonato estava ao rubro e dias depois sai o sumarissímo a Rui Águas que é suspenso por 2 jogos, privando assim o Benfica do seu único avançado disponível à data...
Nesse mesmo ano mas mais a norte disputava-se um Famalicão - F.C.Porto num lance envolvendo Fernando Couto e Freitas jogador do Famalicão assistiu-se a um autentico combate de boxe entre os dois jogadores, sem que desse lance ninguém tenha sido punido, nem pelo árbitro da partida nem com sumarissímos.

O Campeonato deste ano ficou marcado por ser um daqueles em que o famoso sistema funcionou a todo o gás, como ficou provado por este sumarissimo a Rui Águas.
Histórias sobre este campeonato há algumas dezenas, uma delas protagonizada pelo Presidente da F.P.F. da época e actual o Sr. Gilberto Madail após um jogo em que o Porto empata em pleno estádio das Antas com o golo do Boavista a ser marcado após a cobrança de uma falta em que Baía defendeu com as mãos fora da grande área.

2 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Muito bem caro Kapotes! É bom ir avivando a memória dos mais antigos e informando os mais novos de como foi/é o sistema.

Abraço.

Paulo Da Silva disse...

Manuel Oliveira,
é verdade e tens toda a razão, há tantas e tantas histórias esta eu recordo-me muito bem, infelizmente as fontes de pesquisa são poucas.
Tenho de ir um dia ao arquivo do jornal "A Bola" porque há muitas historias de que me recordo vagamente mas sem o acesso aos jornais da época pouco dá para escrever.
Esta do Rui Águas foi o primeiro sumarissimo com recurso a imagens de televisão e na época a luta pelo título estava mesmo ao rubro...
Claro quem venceu foram os tais dos cafés e frutas.

Abraços Gloriosos caro Manuel, e obrigado pela visita e pelo comentário