terça-feira, 19 de outubro de 2010

Entrevista ao Jornal da Gloriosasfera


Esta semana coube-me a honra de ser entrevistado pelo Jornal da Gloriosasfera.
Foi com um enorme orgulho que dei esta entrevista, não só por o blog ser muito recente mas também pela distinção e honra de ser entrevistado por um jornal que eu considero importante.
Desde já deixo o meu muito obrigado ao Manuel que tem por excelência um blog que sigo há já bastante tempo e nada nos deixa mais orgulhosos por sermos entrevistados por alguém que admiramos inicialmente pela qualidade dos seus posts e pela amizade que agora floresce e se tem vindo a cimentar, por algo que nos uniu, sim é o que vocês estão a pensar o amor a um clube único no Mundo e que a cada dia nos faz sentir mais e mais orgulhosos de pertencermos a esta enorme família que não conhece fronteiras está presente em todos os Continentes, Países e cidades do Mundo o Sport Lisboa e Benfica.

A Entrevista do Blog:

Como surgiu a ideia de criar o blog?
A ideia surgiu-me quando comecei a ler blogs. No entanto, ainda não tinha a maturidade suficiente para me dedicar à escrita e defesa do Benfica.
Até que começou esta época e a enorme campanha contra o Benfica. Uma das situações que mais me enervou foi o que fizeram ao nosso guarda-redes Roberto, tendo em várias ocasiões ouvido até Benfiquistas a malharem nele. Depois vieram os maus resultados, as roubalheiras que todos conhecemos e resolvi então meter mãos à obra e tentar de alguma forma defender o Benfica.
Vivemos uma excelente temporada na época passada em que fui a todos os jogos na Luz e como Benfiquista não penso que devemos estar com o clube apenas nos bons momentos, mas acima de tudo estar com o Benfica e defender o Benfica nos momentos menos bons, sendo a criação do blog a melhor forma que encontrei para defender o Benfica.

Porquê a escolha deste nome para o blog?
O nome “Avante P’lo Benfica” nasce em homenagem ao hino original do Benfica “Avante, Avante p’lo Benfica” escrito pelo nosso ex-presidente Félix Bermudes, que posteriormente foi banido por Salazar.

Como descreve o blog?
É um blog que procura falar de tudo um pouco sobre o Benfica, seja do passado, do presente ou do futuro, sempre em defesa do Benfica. Pretende também falar um pouco de futebol do Mundo, tendo até um blogger residente no Brasil que fala em geral do Campeonato Brasileiro, por sinal um grande Benfiquista.

Mudou alguma coisa na sua vida depois da criação do blog?
Mudou sim em alguns aspectos.
Antes, dedicava muito tempo a ler blogs Benfiquistas, actualmente tenho menos tempo para os ler, até pelo conteúdo dos meus posts que necessitam de algumas horas para investigar e pesquisar determinados assuntos, mas infelizmente quanto mais longe no tempo for a pesquisa, menos conteúdos de informação existem o que me leva a demorar algumas horas a reunir toda a informação que necessito para alguns posts, sobretudo posts que tenham a ver com a corrupção nos anos 80/90 e ainda sobre o tempo da ditadura.

Qual o melhor momento que passou com o blog?
O melhor momento foi quando apareceu na Gloriosasfera, sendo uma surpresa para mim ver um post do blog na Gloriosasfera porque não o esperava uma vez que nem tinha lá inscrito o blog. Depois da Gloriosasfera as visitas e leitura dos posts do blog dispararam lá para cima.

E o pior?
O pior momento foi ter de escrever um post sobre a derrota do Benfica na Alemanha contra o Schalke 04. Confesso que quando perdemos fico mesmo chateado e só consegui escrever sobre o assunto 2 dias depois da derrota.

E como Benfiquista, qual o melhor momento que passou?
Como Benfiquista... foram tantos, poderia enumerar vários momentos, mas houve um que de facto me marcou, talvez até pela distância e pela carga emocional que vivia na minha vida pessoal. Estava na Venezuela em serviço e o Benfica jogava contra o Manchester United para a Champions. Lembro-me que nesse dia me escapei do trabalho antes da hora, fui a correr para casa e quando cheguei já perdíamos por 0-1, mas logo a seguir, golo do Geovanni e depois o do Beto. Corri pela casa aos gritos e a festejar, foi um jogo que me marcou pela distância a que estava de Portugal e em que o Benfica era o meu meio de ligação ao País pois as saudades da família já eram imensas.

E o pior?
A eleição de Vale e Azevedo e a longa travessia no deserto de 11 anos sem vencer o campeonato, mas apesar de tudo isso estava sempre no estádio.

Onde e como celebrou a conquista do 32° campeonato ganho pelo Benfica?
Divide-se por 3 partes, o nervosismo antes de entrar no estádio onde cumpri o meu ritual de chegar atrasado, sempre que cheguei atrasado vencemos. Comemorei no estádio e chorei de alegria com a conquista em plena Luz até porque não me recordava de vencer um campeonato na Luz. Depois fui comemorar em casa da minha namorada... casa de Sportinguistas, mas felizmente consegui desviá-la para a nossa Causa, e depois como não podia deixar de ser, fui para o Marquês festejar com os nossos, foi linda a maré Vermelha, o nosso autocarro com os nossos heróis a fazer a festa com todos nós. Fiquei até ao fim quando a polícia nos começou a dispersar.

Qual a sua opinião sobre o estado do futebol português, em particular, no que diz respeito ao Benfica?
O estado do futebol em Portugal é o estado do País, um verdadeiro estado de falência e mergulhado na corrupção. Todos nós sabemos que depois destes autênticos roubos de início de temporada a quem está entregue o campeonato, aliando a revelação das escutas do Apito Dourado tiramos a ilação de que até a justiça seja ela desportiva ou civil andam todos a mando do mesmo, caso disso é o facto de um Juiz se ter vendido por uns bilhetes para o jogo do grémio corrupto.

Qual a sua opinião sobre a comunicação social desportiva nacional?
A comunicação social é a mesma do estado do País, o sistema conseguiu colocar pseudo jornalistas em lugares chave da nossa comunicação social que defendem sempre os mesmos. É uma comunicação social que anda ao sabor das vontades do FC Porto.
Convivo diariamente no restaurante dos meus pais com jornalistas afectos ao F.C. Porto que foram colocados em cargos chave dos principais jornais do nosso País.

Quais as suas previsões para a época 2010/11? (Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal, Liga dos campeões)
Embora à partida o campeonato possa estar entregue aos mesmos de sempre, tenho a certeza de que iremos até ao fim e só conseguirão desviar-nos da vitória final se a arbitragem continuar como tem estado. Um exemplo disso é a equipa estar carregadinha de amarelos e tenho a certeza de que iremos ao Dragão desfalcados.
Já em relação à taça da liga, sou a favor da não participação do clube, é necessária uma posição de força por parte do Benfica e a taça da liga sem o Benfica perde importância e acima de tudo verbas, ou seja estamos a tocar onde mais lhes dói, no bolso.
Quanto à Taça de Portugal, tenho saudades da festa da taça, tenho saudades da nossa ida ao Jamor. Se respeitarmos todos os adversários e levarmos a sério a taça temos tudo para a vencer.

Costuma acompanhar as camadas jovens e outras modalidades do Benfica?
Infelizmente já acompanhei mais, inclusive quando fiz parte do departamento de prospecção de jogadores do Benfica, mas as constantes mudanças de país afastaram-me um pouco das camadas jovens, embora pense voltar a seguir as camadas jovens assim que terminar o curso de treinador - nivel I.

O seu blog faz parte da Gloriosasfera. Costuma visitar? Qual a sua opinião?
Já sigo a Gloriosasfera há algum tempo, foi uma ideia excelente onde se reúnem todos os blogs que lutam pela causa Benfiquista, onde podemos ter acesso de forma facilitada a todos os blogs e segui-los em tempo real.

Tem alguma sugestão a apresentar para a melhorar?
De momento não tenho nenhuma.

Vai aderir a alguma iniciativa que conste do recente comunicado da direcção do Benfica?
Sim, irei aderir a todas porque há que lutar pela verdade desportiva e o Benfica ao longo dos anos tem sido de longe o mais prejudicado de todos os clubes.

Acha que os adeptos do Benfica deviam criar formas de luta pela verdade desportiva?
Acho que sim. Lembro-me que há mais de dois anos surgiu na blogosfera a ideia que agora a direcção sugeriu, de deixar de irmos aos estádios onde o Benfica vai.
Outra forma de luta é por exemplo a que a Gloriososfera teve ao enviar um e-mail para o sr. Andrew Jennings que é um repórter de investigação e que tem uma série de trabalhos já publicados onde escreve sobre a teia de corrupção que envolve a FIFA. São ideias como estas que mais cedo ou mais tarde irão ajudar a repor a lei no desporto nacional, principalmente no futebol.

Penso que seria interessante uma reunião dos blogguers que quisessem e pudessem participar para estudar outras formas de luta.

Que mensagem deseja endereçar aos Bloguers Benfiquistas?
Desejo que todos continuem a apoiar o Benfica, que continuem a sua luta pela verdade desportiva, pois o estado em que tudo se encontra não poderá durar para sempre, nem que para isso tenhamos um dia de cerrar fileiras e fazer um 25 de Abril no futebol Português para acabar com a impunidade que nele grassa.
Continuem a lutar pelo Benfica, apoiem todos os atletas, apoiem a direcção neste momento delicado, esqueçam de uma vez por todas as guerras internas, os que discordarem da actual política directiva que mostrem o seu desagrado nas eleições.

Um abraço a todos os Gloriosos Benfiquistas e o meu obrigado por tudo o que o Benfica me tem dado.

E PLURIBUS UNUM!

1 comentário:

Manuel Oliveira disse...

Amigo kapotes, o Jornal da Gloriosasfera existe precisamente para promover todos os blogues independentemente de serem mais ou menos conhecidos. Por isso não tens nada a agradecer.
Eu é que agradeço os elogios a mim e ao meu Blog.

Um abraço.