quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Histórias de Corrupção " O caso Cadorin"

Decorria o ano de 1986 estamos precisamente na cidade de Portimão em pleno Algarve.
Na época anterior o Portimonense conquistou a sua melhor classificação de sempre na sua história um honroso 5º lugar o grande obreiro foi Manuel José.
Mas o post de hoje não é para falar sobre a classificação do Portimonense mas sim para falar de mais um caso de corrupção do nosso futebol, a época era a de 1985/1986 até então na cidade de Portimão tudo normal, o Portimonense estava bem na classificação. Nesse fim de semana o Portimonense teria pela frente um forte
opositor, opositor esse que lutava pelo campeonato.
Precisamente na semana desse jogo rebentou uma bomba em Portimão que acabaria por alastrar a todo o país, ou quase todo. O jogador Serge Cadorin foi alvo de aliciamento para cometer uma grande penalidade adivinhem contra quem era o jogo? Pois é os mesmos de sempre o F.C.Porto, a verdade é que Cadorin veio para toda a imprensa relatar o sucedido e tendo inclusive ido à PJ apresentar o caso.
Nesse jogo o Portimonense acabaria por vencer por 1-0 o F.C.Porto com um golo do mesmo Serge Cadorin.
A verdade é que nem imprensa nem PJ nem ninguém quiseram saber do caso, segundo o relatório da PJ da época e a própria imprensa nada se poderia provar porque era a palavra de Cadorin contra a de Luciano d'Onofrio.
Cadorin tinha chegado 1 ano antes a Portugal pela mão de Norton de Matos que fora seu colega de equipa no Standard de Liège, tendo como seu empresário o inevitável Luciano d'Onofrio.
Segundo Cadorin Luciano teria oferecido um contrato com o Futebol Clube do Porto para a época seguinte ou então uma transferência para um clube Italiano para além da verba de 500 contos (2500€).
Luciano já naquele tempo trabalhava fervorosamente com Pinto da Costa e a verdade é que os casos no futebol Português apareciam todos os dias ou quase todos os dias. e este foi mais um que morreu sem que ninguém o investigasse.
O mais curioso de tudo isto é que no ano seguinte a a este episódio de corrupção, estava Cadorin ainda ao serviço do Portimonense e quase na eminencia de se transferir para o Sporting, até que aconteceu o que até hoje ninguém quis explicar, nem o próprio jogador comentou o sucedido.

A misteriosa explosão que quase termina com a vida de Cadorin

Cadorin na sua residência e misteriosamente houve uma explosão de gás, que quase
terminou com a sua vida, não terminou com a vida mas terminou com a sua carreira, pois as lesões provocadas pela explosão fizeram com que a transferência para o Sporting fosse cancelada e Cadorin esse impossibilitado de praticar futebol. A explosão que quase tirou a vida ao jogador ocorreu no ano a seguir a ter denunciado a tentativa de aliciamento por parte do F.C.Porto e Luciano d'Onofrio.
Luciano d'Onofrio era há época empresário de jogadores de futebol sendo um dos amigos pessoais de Pinto da Costa. Já por essa altura o empresário era procurado pelas autoridades tendo inclusive estado preso, e há altura havia fortes indícios de ligações com máfias e tráfico de armas.

A verdade é que desta historia existem muito poucas fontes e as que existem abordam pouco o ocorrido.
Há anos atrás um jornal ainda tentou entrevistar Cadorin e saber o que de facto se passou naquela semana do jogo contra o F.C.Porto
o já falecido Cadorin apenas afirmou que queria continuar a gozar a sua vida em paz e que não queria mais problemas na sua vida devido a tudo o que se passou.

Infelizmente Cadorin já não se encontra entre nós, tendo falecido em Liège a 10 de Setembro de 2007 aos 45 anos de idade.
Que descanse em paz, foi dos poucos que teve a coragem de denunciar a corrupção.

9 comentários:

António Maia disse...

Esta informaçao tem todo o sentido, ate para notarmos como tem sentido as escutas telefonicas como elemento de prova, neste caso a palavra de um contra a do outro deu em nada... muito util essa informaçao.
o incidente que terminou com a carreira, ainda me lembro bem de ler na imprensa escrita, que tinha sido uma explosao de um frasco de alcool quando o Cadorin avivava a chama para umas sardinhas, foi o que veio a lume.
e pluribus unum
PS: estas caixas de mensagens estao uma bodega, nao aceitam os acentos e nao deixam ver o cursor

Pedro disse...

Não surpreende ninguem...

Paulo Da Silva disse...

Desta gente nada espanta.
Pior de tudo é que ainda há gente que acredita em azares e acasos.
Este caso Cadorim é um dos primeiros casos que demonstra o modus operandi daquela gente.
Mas grave é que nada tenha sido investigado, que se tenha destruído a carreira de um jogador muito promissor.
Amigo Maia estou a tentar resolver o problema das caixas de comentários.

Pedro muito obrigado pela visita :)

Abraços Gloriosos

Manuel disse...

É importante de vez em quando trazer estes episódios à estampa pois era completamente desconhecido para mim. Enfim, não podemos abrandar a pressão nem a denuncia destes crimes.

Aguia Furiosa disse...

Sou de Portimão e recordo-me muito bem de tudo isto, hoje lamento que o clube da minha cidade tenha sido usurpado por um imigrante ligado a quem mais danos causou ao Portimonense. Uma vergonha

Aguia Furiosa disse...

Eu assisti ao jogo o Portimonense ganhou por 1 a o mas o árbitro nunca permitiu veleidades trata-ve de Carlos Valente o aqul marcou uma penalidade que dito a vitória do Portimonense mas os corruptos tentaram tudo. Coneci Cadorin e no Largo da Casa Inglesa ele confirmopu tudo. O Portimonense passou a ser perseguido e desceu de divisão ate ao ano passado. Mas não ha bela sem senão o Portimomense acaba de subir com ajudas dos corruptos, veja-se quem actualmente preside ao clube e a quem esta ligado

Paulo Da Silva disse...

Amigo Aguia Furiosa, recordo-me bem da agonia que o Portimonense passou, hoje em dia as ligações são como sabemos, apenas sobe à 1ª divisão que o outro sr. deseja.
As ligações do Portimonense saltam à vista, até nutria alguma simpatia, mas esta tende a perder-se e o motivo nem necessário é explicar.
Há casos e casos como este no futebol nacional, mas todos eles são vergonhosamente varridos para a lama.

Abraços Gloriosos.

jornal.gloriosasfera.com disse...

Este artigo foi considerado Artigo do Dia pelo Jornal da Gloriosasfera.

Saudações Gloriosas

Paulo Da Silva disse...

Caro Jornal da Gloriosasfera.

Agradeço a distinção atribuida a este blog.
Tudo pelo Benfica.

Abraços Gloriosos