terça-feira, 19 de outubro de 2010

FIFA , A Corrupção no Futebol, e o Apoio à Ditadura em África

Monrovia, Libéria, 23 novembro, 1999. O presidente da FIFA Sepp Blatter é homenageado pelo presidente da Libéria Charles Taylor - actualmente a ser julgado em Haia por violar os direitos humanos.

Taylor é acusado de assassinato, mutilação, tortura, sacrifício humano, canibalismo, usando mulheres e crianças como escravas do sexo, sequestrou adultos e crianças, forçando-os a trabalho escravo e obrigando-os a lutarem... tendo inclusive enterrado mulheres grávidas vivas na areia.

Taylor estava muito honrado por homenagear Blatter que lhe concedeu imediatamente a maior condecoração da Libéria, a ordem Humana da Redenção Africano a Blatter - que actualmente omite esta condecoração da sua lista de ridículas condecorações

No momento da viagem de Presidente Blatter à Libéria, o registro das atrocidades cometidas pelo Presidente da Libéria era bem conhecido no Mundo inteiro.
No entanto isso não preocupou Blatter; pois Blatter faria tudo para conquistar votos para se reeleger, não importava de onde e de quem provinham esses votos.

Blatter visitou Monrovia para agradecer ao Presidente da Libéria, o seu voto nas eleições anteriores da para presidente da FIFA. e pedir novamente o voto de Libéria na eleição seguinte.

Blatter ajudou desfazer a imagem de ditador e agressor dos direitos humanos que o Mundo inteiro tinha de Taylor. O favor foi devolvido pouco tempo depois quando o genro do Taylor, Edwin Snowe, o Presidente da Federação de futebol da Libéria, fez campanha por Blatter para que ele se reelege-se em 2002 (ver o capítulo 22 de Foul!)

Quando Taylor foi afastado do poder, Edwin Snowe o teve de fugir da Libéria à pressa.
Quem pagaria a fuga? A FIFA . A Libéria fustigada pela pobreza teve uma concessão anual de FIFA de $250.000.
Foi permitido a Edwin que metesse esse dinheiro ao bolso, e fugir para os Estados Unidos.
Nos EUA, Edwin matriculou-se na Universidade de Denver para estudar Eventos de Entretenimento e Administração de Desportos.

Como se pode justificar este roubo a um povo pobre e fustigado por guerras?
O porta voz de Blatter, Andreas Herren anunciou feliz que a FIFA era sentia feliz por pagar a Edwin e ainda se sentia orgulhosa por pagar os seus estudos nos EUA.

(Por vezes na vida há justiça depois de uma vida de mentira de Blatter.
Herren sentia que tinha direito um emprego superior, quando o chefe de meios de comunicação Markus Siegler lhe mostrou a porta da rua.
Herren sentiu-se ultrajado quando não conseguiu o emprego

Quando Edwin voltou à Libéria voltou as costas ao desporto aos seus estudos caros e tornou-se no dono da Companhia de refinaria de petróleo da Libéria.
Desde então ele é acusado de roubo e pilhagem.

As Nações Unidas desde então proibiram Snowe de viajar, alegando que ele ajudou e financiou Charles Taylor a fugir do País e no exíligio politico




Fonte: Andrew Jennings
traduzido de Inglês para Português

Sem comentários: