sábado, 22 de janeiro de 2011

Rogério Ceni o mito



Rogério Ceni o mito
 
Nascido a exactos 38 anos na cidade de Pato Branco no Paraná, o goleiro com 96 gols pela conta do São Paulo futebol clube e dele mesmo (2 gols contado em amistoso). E 94 gols pela FIFA.
Rogério Ceni começou sua carreira de goleiro (guarda-redes) pelo Sinop de Mato Grosso e logo na estreia defendeu um penalti contra o Cáceres e logo virou titular da equipe do centro-oeste brasileiro. Onde conquistou seu primeiro titulo sendo profissional. O campeonato Mato- grossense de 90.
No dia 7 de Setembro de 1990, Rogério desembarca em São Paulo para fazer teste no tricolor paulista, depois de muita luta, esforço e sacrifício conseguiu passar nos testes, mas mesmo assim no começo foi difícil, pois ele era apenas o sexto ou sétimo goleiro reserva do Zetti que seria bicampeão da Libertadores da América e do mundo em 92/93 com o São Paulo e campeão brasileiro em 91. Mas voltando ao Rogério, ele no começo teve que treinar muito e como não ganhava muito bem, teve que morar no CT. Mas em 1993, Rogério Ceni teve sua chance, após conquistar o titulo da Copa São Paulo de Futebol Jr que acontece em homenagem ao aniversario da cidade. O São Paulo Futebol Clube para disputar a Copa Conmebol montou um time de jovens talentos em função da maratona de jogos que vinha enfrentando, viajando para disputar torneios em varias partes do mundo e Rogério e outros jogadores tiveram oportunidade de mostrar serviço e até mesmo um lugar no time principal. Comandado pelo Muricy Ramalho o Expressinho como ficou conhecido conquistou a taça aquele ano contra o Peñarol do Uruguai e Rogério conseguiu tornar-se o reserva do Zetti.
Em 1997, assumiu a titularidade do time. E também desenvolveu duas habilidades que o acompanham até hoje, ele falava para o Zetti cobrar faltas e desenhar seus próprios uniformes. E no dia 15 de Fevereiro de 97 na cidade de Araras no interior de SP contra o União São João, marcou seu primeiro gol numa cobrança de falta pelo campeonato Paulista. Em 2005 Ceni marcou 21 gols e foi um dos artilheiros do São Paulo no ano. Mesmo ano que conquistou a Taça Libertadores da América, o campeonato Paulista com alguns jogos de antecedência e acabou com a invencibilidade de 11 jogos do Liverpool parando Steve Gerrard no mundial e sendo escolhido o melhor jogador do torneio daquela edição. E na historia do São Paulo em Libertadores é o maior artilheiro do clube com 11 gols marcado. Deixando para trás Muller, Palhinha e um dos maiores artilheiros e atacantes que o São Paulo já vestiu a camisa do clube o uruguaio Pedro Rocha. 10 gols cada. No dia 20 de Agosto de 2006 pelo campeonato brasileiro de futebol, Ceni ultrapassou o goleiro paraguaio Chilavert com 63 gols contra 62.
E no ultimo domingo 16 de Janeiro de 2011 ele marcou o primeiro gol do time nessa edição do paulistão 2011 contra o Mogi Mirim. E no mundial FIFA interclubes é o primeiro e único goleiro até hoje a ter marcado um gol no torneio, foi contra o Al-Ittihad da Arábia Saudita em 2005.
Todos os jogos que ele marcou um gol o tricolor Paulista só perdeu 2 jogos e empatou 19 e ganhou 67. E é o jogador que mais vestiu a camisa do clube com 944 jogos.
Em 2009 lançou um livro chamado Maioridade penal que conta a historia de seus 18 anos de carreira conta a historias sobre o futebol o que ele passou e viveu das dificuldades dos momentos engraçados e das influencias dos treinadores e de sua personalidade.
Em 2007 foi o primeiro e único jogador sul americano até o momento a ser indicado a um prémio da revista France football, mas acabou ficando em vigésimo sétimo.
É um dos atletas que buscam a perfeição, desde que passou a treinar falta fica até depois do treino aprimorando esse fundamento para executar com perfeição durante a partida.
E os principais títulos que conquistou foram:
1 Campeonato Mato-Grossense (90)
2 Copa Libertadores da América (93-05)
1 Troféu cidade de Santiago de Compostela (93)
2 Mundial de clubes (93-05)
3 Campeonatos Paulistas (98-00-05) e 1 Super Paulistão (02)
3 Campeonatos brasileiros (06-07-08)
1 Copa América (97)
1 Copa do Mundo (02)
E muitos prémios individuais, como bola de ouro, bola de prata, melhor jogador da final e melhor jogador do mundial FIFA e melhor jogador do brasileiro por 2 oportunidades seguidas, melhor goleiro do brasileiro e Rei da Bola do brasileirão.
Uma homenagem ao “Air” Ceni por tudo o que tem feito ao futebol e ao São Paulo Futebol Clube durante esses 21 anos de clube. Obrigado Capitão.
"Eu adoro isso aqui, eu adoro esse clube, vou sentir muita falta o dia que tiver que parar, o dia que tiver que encerrar. Sei que vai chegar o dia, mas, até lá, eu vou ser sempre o são-paulino mais apaixonado que já passou por aqui, pode ter certeza." (Rogério Ceni)



Fontes: http://esporte.uol.com.br/futebol/biografias/20/rogerio-ceni/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Rog%C3%A9rio_Ceni

Sem comentários: