quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

F.C.Porto, Ligações a Agentes corruptos "Luciano D'Onofrio


 O Tribunal da Relação de Aix--en-Provence no dia 17 de Outubro de 2007 anunciou a decisão sobre o recurso apresentado pelos condenados no chamado "Caso das Contas do Olympique de Marselha (OM)". Este tribunal de 2.ª instância voltou a ouvir, ao longo da semana passada, a argumentação dos três ex-presidentes, quatro treinadores e seis agentes que no período de 1997/99 terão lesado o clube em 22 milhões de euros através de um sistema de comissões fraudulentas pagas à margem das transferências de jogadores.
Em Junho de 2006, recorde-se, o tribunal de 1.ª instância de Marselha condenou 13 dos 14 acusados e aplicou várias penas de prisão - nomeadamente ao ex-presidente Robert Louis-Dreyfus e ao antigo treinador Rolland Courbis. Apenas um dos 14 acusados foi absolvido. Entre os três condenados a penas de prisão efectiva conta-se o antigo agente Luciano d'Onofrio, que recebeu uma pena de dois anos de prisão (com seis meses de prisão efectiva), uma multa de 357 mil euros e uma proibição de "exercer qualquer actividade ligada ao futebol" durante cinco anos.


D'Onofrio, actual vice-presidente do Standard de Liège, foi condenado devido ao envolvimento nas transferências irregulares de Christophe Dugarry (que em Dezembro de 1997 trocou o Barcelona pelo Marselha) e de Fabrizio Ravanelli (o avançado que o Middlesbrough vendeu ao OM em Setembro de 1999). No âmbito destes negócios sobrefacturados, a empresa IAM, de Luciano d'Onofrio, depositou quatro milhões de francos (610 mil euros) numa conta denominada "Frizione" - a conta secreta que o treinador Courbis mantinha num banco de Lugano, na Suíça.


Esta foi a quarta condenação judicial sofrida por Luciano d'Onofrio num tribunal francês. O advogado do actual dirigente do Standard de Liège - um clube cujo administrador e accionista, curiosamente, é Robert Louis-Dreyfus - criticou a instrução do processo. "Seria importante ir a Barcelona para falar com os dirigentes do clube [no quadro da transferência de Dugarry] e ouvir todos os jogadores envolvidos", comentou o advogado Paul Delbouille, na semana passada. Em Outubro, a sentença do Tribunal da Relação poderá reduzir ou aumentar as penas aplicadas.


Luciano d'Onofrio foi manager do FC Porto na segunda metade da década de 80 e continua a gozar de relações privilegiadas com os campeões nacionais. O presidente Pinto da Costa, aliás, dedica-lhe mais do que uma referência no livro Largos dias têm 100 anos. Entre as polémicas protagonizadas por D'Onofrio no nosso país, o destaque vai provavelmente para a acusação de corrupção e suborno subscrita por outro belga, o jogador Cadorin. Em 1986, o avançado do Portimonense revelou que D'Onofrio lhe prometera 500 contos e uma transferência para o FC Porto ou um clube da Itália ou da Suíça se Cadorin provocasse um penálti no início do jogo Portimonense-FC Porto (o FC Porto, cu-riosamente, acabaria por per- der esse jogo - com um golo marcado por Cadorin). Contactado em Junho de 2006 para comentar os recentes problemas de D'Onofrio com a justiça francesa, Serge Cadorin recusou-se categoricamente a prestar qualquer decla- ração on the record. "Vivo em Liè ge e não quero mais chatices", disse. Serge Cadorin morreu no passado dia 10 de Abril, com 45 anos.


Fonte:
Jornalista, Paulo Anunciação

3 comentários:

Roberto Rodrigues disse...

Sempre me questionei por que é que tantos jogadores ex-Futebol Corrupto do Porto, como o Sergio Conceição, iam parar ao Standard de Liége.

Fiquei esclarecido.

Um Grande Abraço

BT26 disse...

Roberto, bem observado. Já agora sabem do que morreu?

Benfica sempre.

Paulo Da Silva disse...

Amigo BT26,
o Serge Cadorin Faleceu no dia 28 de Abril de 2007 aos 45 Anos vítima de um ataque Cardíaco.
Cadorin foi o 1º a denúnciar o que todos sabemos e acabou tudo lega a acreditar, vítima de um atentado à sua própria vida 6 meses depois de ter denunciado as tentativas de corrupção, poderás ler mais num dos primeiros post´s do blog, um trabalho de investigação muito aprofundado.
http://www.avanteplobenfica.com/2010/10/historias-de-corrupcao-o-caso-cadorin.html