sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Maestro - Rui Costa

              Foto de Chamaco
Estava há uns dias a falar no MSN com um dos bloggers daqui sobre o Rui Costa (eu tinha acabado de ver o vídeo do golo do Rui ao Benfica) e lembrei-me então de fazer aqui este post. Antes de ganharmos o campeonato em 2005 muitos diziam (os invejosos) que para ver vitórias do Benfica só no canal História. Ora bem, não só de lá para cá ganhámos 2 campeonatos, uma Taça de Portugal, 2 Taças da Liga, como acho que não nos devemos esquecer daqueles que honraram a nossa camisola (eu sei que devíamos ter ganho mais mas só para salientar que não precisamos do canal História para nada e quando ganhamos é por mérito).
É o caso do Rui. A mim marcou-me muito, porque já naquela altura (quando ele saiu do Benfica) embora com 14, 15 anos ficava em casa sozinha para ver os jogos do Benfica, se assim fosse preciso. Isto para dizer que ele para mim foi o melhor exemplo de amor à camisola, de benfiquismo. Como nunca vi jogar o Eusébio ele para mim foi uma ENORME referência.
Então como penso que não nos devemos esquecer nunca destas coisas mesmo ele ainda estando no nosso clube, temos que o reconhecer. O Benfica pelo clube que é, deve honrar a sua história pois a mesma é feita de vitórias, também coisas menos boas, é feita de jogadores que nos honraram aqui e além fronteiras. Como disse o RAP na crónica acerca do último jogo dele (sim, comprei o livro A Chama Imensa J): “O único que encontrava a maneira de isolar um desgraçado na cara do guarda-redes – muitas vezes surpreendendo tanto o guarda-redes como o próprio desgraçado”. Temos o Aimar que é também um excelente jogador, mas sabemos do carácter do Rui dentro e fora de campo, sendo exemplo disso a forma como os adeptos do Milan o receberam quando o Benfica foi lá jogar, salvo erro logo na primeira época depois de tantos anos fora do clube de coração (que ele sempre assumiu). Sei que há adeptos anónimos que têm o mesmo comportamento que ele, e portanto sei que não o devemos endeusar mas simplesmente devemos reconhecer o seu comportamento. Não nos fica mal, antes pelo contrário.
Há poucos dias estive a ver o vídeo da despedida dele, do último jogo e vieram-me as lágrimas aos olhos. É com isto, esta união, com este clube que eu cresci, faz parte da minha personalidade. São aquelas cores, o estádio, tudo em volta dele e são também este tipo de jogadores que servem de grandes exemplos não só dentro como fora de campo. E são exemplos tanto para os jogadores mais jovens, assim como para aqueles que chegam ao Benfica.


Optei por escolher um vídeo dele que tem algumas jogadas nos vários clubes e na selecção pela simples razão que por onde passou (Fiorentina, Milan) só deixou boas recordações nos adeptos.
P.S.
Já agora recomendo o programa Vitórias e Património da Benfica TV. Passa à 3ª cerca das 21e30 e repete 5ª cerca das 19e30 e também à meia-noite. No penúltimo programa pelo que ouvi foi um trabalho fantástico sobre o Bento. Eu gravei mas ainda não tive tempo de ver.
Acrescentar que deu-me um gozo enorme, ver as comemorações dos dois golos no Estádio da Corrupção.
E PLURIBUS UNUM
Foto gentimente cedida por:
Fotografo Chamaco
Fontes
Youtube
A Chama Imensa- Ricardo Araújo Pereira, Tinta da China, 2010, pp 60

Sem comentários: