sábado, 19 de fevereiro de 2011

Historia do campeonato Argentino e do Estudiantes de La Plata.


Historia do campeonato Argentino e do Estudiantes de La Plata.
 
Hoje vamos conhecer um pouco do campeonato argentino e a história do atual campeão do Apertura o primeiro turno do campeonato.
Em 1931, o campeonato argentino passou a ser organizada de uma forma mais profissional pela Associação Futebol Argentina, AFA. E o primeiro campeão profissional foi o Boca Jrs. Dividido em dois torneios que a partir da temporada 2011-12 poderá ser extinto e ficar um campeonato só sem interrupção é chamado de Apertura que vai de Agosto a Dezembro e Clausura que vai de Fevereiro a Junho. E a dois campeões por temporada. E a forma de descenso é por média, pega os pontos das três ultimas temporadas faz a média e os dois últimos caem direto para a segunda divisão e o décimo oitavo e o décimo sétimo disputam o playoff contra o terceiro e o quarto da divisão inferior para ver quem jogará a primeira divisão no outro ano e as equipes que sobem, chegam um pouco prejudicada por causa da média de pontos dos times que já estão na elite do futebol argentino.
História do Estudiantes de La Plata:
O Estudiantes de La Plata, fundado em 4 de Agosto de 1905, os sócios do Gimnasia estavam preocupados e frustrados com a falta da modalidade de futebol no clube resolveram sair e fundar o Estudiantes e o Gimnasia passou a ser o rival. E o time leva o nome de Estudiantes porque vinte de seus fundadores eram estudantes. Para fazer parte do seleto clube do Estudiantes as pessoas deveriam estar pelo menos estudando ou já formados, pois o clube não aceitava de outra maneira. E o rival indo contra seu estatuto inaugural passou a aceitar os mais simples da cidade. O futebol na Argentina já era uma importante forma de disputa mesmo sendo disputada de forma amadora e só pelos verdadeiros aficionados do esporte pois na época a pessoa tinha de pagar para jogar. Mas em 1906 o clube se inscreveu na Federação Argentina de Futebol. Após 2 anos chegar ao torneio, conseguiram o primeiro titulo vencendo o River Plate por 3x1 na quarta divisão Argentina. Três anos depois conseguiu o acesso a primeira divisão.
Como todo os estudantes que se prezam tem seus professores, não seria diferente com o clube Pincha, no fim da década de 20 o Estudiantes conseguiu formar um esquadrão que fora chamado assim, eram eles o Lauri, Scopelli, Zozaya, Guaita e Ferreira. Eles ainda conseguiram fazer a história quando o futebol se profissionalizou até irem para a Europa.
E chega a hora do profissionalismo. Em 1931 no primeiro torneio profissional de futebol, marcaram 103 gols em 34 jogos e terminou o campeonato em terceiro, o campeão foi o Boca Juniors com 50 pontos.
Em 1950 o Estudiantes sofreu a primeira queda de sua história em 1953 ao cair para a segunda divisão, voltou a primeira divisão no ano seguinte e era para ter caído novamente 1963 caso perdesse para o Lanús, mas houve uma virada de mesa que eles se beneficiaram que por três temporadas os times não cairiam para a segunda divisão. Foi feito um grande investimento na categoria de base e formaram um time forte chamado la terceira que mata, que depois foram ser campeões da America e do mundo.
A partir de 1965 o treinador Osvaldo Zubeldía chegou e deu um novo sentido ao clube, não só para fugir da zona da morte, mas para ganhar títulos e ser conhecido também pelo termo de Coperos, aqueles que se tiver de deixar a vida em campo para ganhar o jogo e o titulo deixaram, e em 1967 foi conquistado o campeonato Metropolitano, o Estudiantes foi o primeiro time que não pertencia no seleto grupo do cinco maiores da Argentina a conquistar o torneio. Na semifinal em um jogo mítico estando a perder por 3x1 para o Platense com um jogador a menos, virou para 4x3 e no dia 6 de agosto conquistou o titulo sobre o campeão da Libertadores o Racing Clube por 3x0.
Zubeldía começou a mudar um pouco a forma de jogar futebol, quando se jogava para frente, sem se preocupar com a defesa, ele formou um esquadrão que sabia catimbar, linha de impedimento, passes rápidos e a organização do time e ainda seguia a risca o mandamento de Muhammad Ali, defender primeiro e atacar depois e isso faziam os críticos falar que isso era o anti futebol até que ele disse: “Dizem que nosso futebol é uma vergonha, que não deixamos o jogo acontecer, que perdíamos tempo; talvez tenham alguma razão, porém é preciso esclarecer as coisas. Isto é um negócio e a única coisa que importa é ganhar”. E com grandes jogadores com Billardo, Verón, Ramón Aguirre entre outros conseguiu fazer a história e tornou-se glorioso.
E chega o ano de 1968 o ano que mudaria a historia do time para sempre e iria mitificar ainda mais esse treinador e esse elenco, vencendo o Palmeiras de Ademir da Guia no terceiro jogo por 2x0 em Montevidéu no Uruguai por 2x0, o primeiro jogo o Estudiantes venceu de virada e o segundo jogo o Palmeiras venceu. E receberam o Manchester United foi ao inferno da La Bombonera em Buenos Aires enfrentar o Estudiantes para ver quem era conhecido como o melhor time do mundo, o United de George Best, Bobby Charlton, sofreram uma recepção de guerra dos torcedores argentino e perderam por 1x0 gol de Coniglaro e teve o jogo da volta que foi no Old Trafford, e o clima era hostil pois o jogador argentino Antonio Rattín ao ser expulso na copa de 66 amassou uma bandeira da Inglaterra e os torcedores ingleses o receberam com muitas vaias e gritos. Mas ao sete minutos La Bruja Verón abriu o placar para os argentinos e Morgan conseguiu empatar para os britânicos no final do jogo, mas de nada adiantou, Estudiantes consolidava sua campanha histórica e que não parava por ai, foi vice campeão no Metropolitano e em 69 conquistou o bicampeonato e dessa vez enfrentou o Milan (Milão) e na Itália no primeiro jogo tomaram 3x0 e na Argentina tentaram vencer na força mas só conseguiu 2x1 e o tempo fechou e depois de briga e violência três jogadores foram parar na delegacia.
E em 1970 o apelido de Los Pinchas vem do feito de ter conquistado três libertadores seguida e perdido o mundial para o Feyenoord de um jogador conhecido chamado De Kuip. E o Estudiantes formou moda, porque Zubeldía começou com os pincharratas, o mundo todo seguiu depois. E de uma forma no futebol atual isso é mais complexo ainda. E como todo império um dia tende a cair 1971 foi isso. Mas muitos dizem que apesar do “anti futebol” era algo indescritível ver o Estudiantes em campo.
Em 1983 Billardo agora como treinador conseguiu ser campeão argentino.
A década de 90 o clube voltou a brigar para não cair ou voltar a primeira divisão argentina, até que 2003 Carlos Billardo ele mesmo, voltou ao comando do Estudiantes e o time voltou a disputar o torneio continental. Em 2006 perdeu para o São Paulo nos pênaltis na quarta de final. Mas mesmo assim os torcedores não esqueceram o feito da equipe quando ganhou todos os jogos disputado em casa. Mas em um sonho de uma noite de Verón, em pleno Mineirão vencendo o Cruzeiro por 2x1 de virada e conquistando assim o titulo da Libertadores após 29 anos.
E na temporada 2010-11 conquistou o Apertura no primeiro turno do campeonato da Argentina.
Emerson Belfus
Fonte:

Sem comentários: