sexta-feira, 16 de março de 2012

Notas da semana


Notas da semana :

A FPF reprovou o alargamento da primeira liga, como seria de esperar. A decisão de alargar apenas interessa aos clubes que estão a disputar o campeonato neste preciso momento, numa perspectiva de não haver descidas de divisão. O factor “receitas” que tem vindo a baila e que serve de bandeira a favor desse alargamento parece-me tudo menos plausível, pois não são mais quatro jogos por época com assistências com menos de dois mil espectadores que esses clubes pequenos terão mais receitas pois também gastarão dinheiro na organização dos mesmos, bem como os prémios de jogo associados. 

Outra análise que faço a este tema é que desde que o número de equipas foi reduzido para dezasseis, as equipas tem tido melhores performances nas competições europeias, e são dois factos que estão totalmente relacionados, pois comparativamente com as outras ligas , nós temos menos jogos internos, o que nos dá mais tempo para preparar os sempre complicados jogos europeus. Como tal, penso que é de manter este número de clubes, de modo a continuar a existir boas campanhas europeias dos clubes portugueses. 

Uma medidas que a meu ver podia (e devia) ser tomada pelos presidentes dos clubes principais era relativa à limitação do número de estrangeiros, de modo a promover a aposta dos jogadores portugueses, e a longo prazo uma melhoria de qualidade nos diversos escalões das selecções nacionais. Isso sim seria uma medida importante para o futebol português, ao invéz deste alargamento, ainda para mais salvando os clubes mais fracos e incompetentes do campeonato de descer de divisão.


O sorteio ditou o Chelsea, e posteriormente o Barcelona ou o AC Milan. Alcançados os quartos de final penso que estão cumpridos os objectivos mínimos desta época no que às competições europeias diz respeito. No entanto, o Benfica deve a si mesmo e à sua história que lutemos até ao fim por este troféu. O Chelsea de facto tem um orçamento bastante maior que o nosso, mas não tem de longe a nossa dimensão, não tem de longe o nosso número de adeptos, nem tem sequer o estádio do tamanho do nosso, portanto o Benfica tem obrigação, pelo menos, de disputar esta eliminatória até ao último minuto.

Logo há jogo na Luz frente ao Beira-Mar. Mais uma jornada, mais uma final, olhando para o resto do calendário, será a última jornada acessível, antes do próximo ciclo de jogos bastante complicado: Porto (C-TL), Olhanense (F-1L), Chelsea (C-CL), Braga (C-1L), Chelsea (F-CL), Sporting (F-1L), Marítimo (C-1L). Como tal temos a obrigação de ganhar, de modo a aproveitar um eventual deslize dos corruptos na Madeira frente ao Nacional. Falando mais concretamente desde jogo, Maxi Pereira estará fora por lesão, poderá entrar André Almeida ou Miguel Victor, no entanto acho que Jesus vai apostar em Witsel, jogando com apenas Javi nas tarefas de recuperação, isto se Aimar já estiver nas melhores condições. Caso Aimar ainda não esteja a 100%, creio que entrará Miguel Victor, jogando o belga no miolo. Quanto ao ataque, acredito que Jesus jogará com dois avançados, tenho é dúvida se jogará Nélson ou Rodrigo, sendo que o português tem mostrado estar em melhor forma que o espanhol nesta fase da época.


Uma nota final para a equipa de futsal, que depois de ter eliminado o Sporting na semana passada nos quartos-final da taça por 3-1, conseguiu esta semana o lugar na final com nova vitória, agora por 4-1 sobre o Freixieiro apresentando um futsal de grande qualidade. Depois da vitória da Supertaça, da liderança no campeonato e de conseguida a presença na Final da Taça penso que temos tudo para voltar à normalidade que é ganharmos tudo, principalmente agora que já contamos com o Ricardinho. 

1 comentário:

marley disse...

Tal e qual Paulo!
Assino por baixo. O JJ jogou como tu disseste com o Witsel no lugar do Maxi. Uma boa 1ª parte, uma 2ª parte, depois do 3º golo, sofrível! Fiquei lixada com o golo que sofremos.
Abraços
maria