sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Isidoro e divagações

Por qualquer razão, os inícios de campeonato lembram-me sempre o célebre Varzim 2 - Sport Lisboa e Benfica 2 da época de 2001/2002.

Tinha quase a certeza que o árbitro desse jogo fora o salsicheiro Isidoro Rodrigues. Mas do quase à certeza vai enorme distância, pelo que me à meti à procura por essa internet fora de uma qualquer ficha desse jogo. Lá a encontrei e confirmei que foi o dito Rodrigues a apitar esse jogo. O jogo aconteceu no dia 11 de Agosto de 2011, precisamente há 10 anos e 1 dia.

Todavia, já dizia o poeta espanhol que o caminho se fazia caminhando, enquanto consultava a referida ficha, dei por mim em outros pensamentos. Nessa época tinhamos 26 jogadores portugueses e um treinador que sentia o clube. A classificação, pormenor de somenos importância, foi um honroso 4.º lugar. Engraçado, contudo, olhar para o nosso Sport Lisboa e evolução que teve nos últimos 10 anos e 1 dia. Por muitos defeitos e tiques ditatoriais que se possam apontar ao Presidente, há que dar algum mérito ao homem e perceber que se Roma não se fez num dia, imagine-se o tempo que não terá levado a reconstruí-la...

Esta epifania tem uma conclusão: muito se critica a ausência de jogadores portugueses do plantel, como perda da identidade do Benfica, cultura individualista de Vieira que aproveita o Clube para fins pessoais, influências dos empresários e por aí fora. Se estes argumentos são válidos ou não, não faço ideia. O que sei é que o futebol mudou e quem não se soube adaptar foi com o caralho (vide ex-rival de 2.ª circular).

Em teoria, preferia ter no Benfica jogadores portugueses que sentissem a camisola. Talvez seja por isso que qualquer jogador que saia da nossa cantera seja sempre recebido com carinho servido que nem arroz de marisco do Panças da Buraca. No mundo em que vivemos, prefiro ter uma equipa capaz de jogar à bola em qualquer competição. Será sempre o Sport Lisboa e Benfica a vencer.

Nem que seja por meio a zero, hoje é pra ganhar!

4 comentários:

Carlos Alberto disse...

Haja alguém que saiba que se come melhor no panças que no david. LOL

BT26 disse...

Concordo plenamente. Eu neste momento sou Benfiquista e não tenho nacionalidade...

E acho piada a uma coisa, que eu saiba Luisão é português, é tão português como o pepe...

Benfica sempre.

Manu Lima disse...

Lembro -me desse jogo. Diziam que tihamos uma Dream Team. O Mantorras começou alí a levar porrada (foi a partir daí que se criou o "deixem jogar o mantorras") e o varzim acabou com 11 em campo e o Benfica com 9. O Alexandre que só deu pau, só levou amarelo perto do fim. Mas o benfica tinha 7 estrangeiros no 11. Como podia ter 26 Portugueses?

Manu Lima disse...

PS: Fui ver à net e tens razão. 26 Portugueses e 14 estrangeiros.