quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Planeamento ou estratégia." o planeamento é a chave para o sucesso"

Neste momento um clube de futebol é uma empresa, já há muito que os modelos tradicionais de gestão se tornaram obsoletos e o amadorismo não tem lugar na alta competição.
Profissionalismo a 110% é o que se pede a toda a estrutura de um clube de futebol começando no presidente e é este nivel que eu quero falar.
O Benfica já esteve bastante mal nas tempos de Damásios e vales e azevedo que só prejudicaram o Benfica.Neste momento considero que o Benfica tem uma gestão competente e capaz.
Sendo assim é a altura certa para planear a longo prazo. Considerando um pressuposto importante ; estabilidade; o factor que é mais aglutinador de sucesso .
Nenhum outro factor tem tanta influencia a nivel desportivo como a estabilidade.
Com estabilidade mais tarde ou mais cedo um clube tem sucesso, não tenham duvidas.É por isso importante manter esta estrutura LFV e JJ e atenção não estou aqui para os defender mas sim os interesses do Benfica. 
 Não podemos desperdiçar todos estes anos de Knowhow que tanto um como o outro já adquiriram.·
O presidente de um clube não tem o luxo de reagir como o adepto ( muitos de nós, eu inclusive, o ano passado já pediamos a cabeça do jesus após aqueles jogos desastrosos com o Porto) tem de pensar como um gestor com a cabeça e não com o coração.Mudanças de treinadores/presidentes são os momentos mais delicados de um clube pois é nessa altura que se expoe e fica mais fraco.Veja-se o exemplo do Sporting e veja-se o exemplo do Porto que apesar de todos verem que o Vitor não é treinador para o Porto voces acham que o Pinto da Costa alguma vez vai tirá-lo a meio da época??É óbvio que nunca.Tenho a certeza absoluta que se este dois elementos chave continuarem no Benfica que o nosso clube voltará ao ciclo de vitórias habitual de um clube da nossa grandeza.Revejam as gloriosas décadas de 60/70/80 e percebam qual o elemento predominate em todas.
Manutenção do plantel (estabilidade)
Hoje em dia é muito dificil manter jogadores bons muito tempo, dai o mérito do jesus pois mesmo com jogadores novos em pouco tempo consegue adaptá-los.Veja-se o caso desta época. Vou mais longe, acho que os jogadores que chegam ao Benfica nunca deveriam sair do clube antes de serem campeões ( podia ser uma cláusula contratual...lol).
A estabilidade é um factor chave em qualquer organização e isso permite o bom planeamento e é nas alturas de bonança que se arranjam os barcos e não nas alturas de tempestade.
Esta é a altura de planear os próximos anos do Benfica enquanto clube, marca e instituição. É preciso perceber onde queremos que o Benfica esteja daqui a 10 anos e o que fazer para lá chegar. E nunca esquecer a frase abaixo.
o sucesso torna sempre obsoleto o próprio comportamento que o permitiu alcançar. Peter Drucker,


PS: em relação ao negócio com a Olivedsportos o LFV está a proceder bem. Ele não é adepto nem se pode dar ao luxo de o ser. Ele é gestor profissional e deve pensar com a cabeça e não com o coração. A decisão a este nivel tem de ser pensada economicamente e não emocionalmente

1 comentário:

BT26 disse...

Só não estou em total acordo com o post porque acho que os jogadores deveriam ter uma cláusula contratual que os obrigava a serem tri-campeões (no mínimo) para poderem sair :p

Deixa-me dizer que começas-te bem.

Benfica sempre.