quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rui Moreira Candidato à Câmara do Porto?

A Câmara do Porto propôs o nome do presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, para substituir Arlindo Cunha à frente da Porto Vivo, Sociedade Reabilitação Urbana, segundo fonte daquela SRU.

Esta proposta para a Porto Vivo é vista pela esfera política e Nacional como uma rampa de lançamento para uma futura candidatura à Camâra Municipal do Porto. Muito embora não lhe sejam conhecidas filiações, embora, a proposta para Presidir à Porto Vivo tenha partido da CMP, cujo presidente é Rui Rio eleito pelo PSD, a proposta partiu dos vários vereadores da CMP membros do PS, aliás em 2005 Rui Moreira foi um dos Foi membros da Comissão de Honra da candidatura de Mário Soares à Presidência da República, que foi à data o candidato do PS e um dos fundadores do Partido.

Esta não é a primeira vez que Rui Moreira é associado a uma futura candidatura à Presidência da CMP, pois o próprio Rui Moreira já admitiu uma vez o possível desafio de se candidatar à CMP em entrevista ao Jornal "Sol"

Em Agosto Passado Pinto da Costa Presidente do FCP em entrevista ao jornal "Expresso" disse o seguinte:
"Pinto da Costa, em entrevista ao Expresso, não tem dúvidas de que Rui Moreira seria o melhor presidente que a Câmara do Porto poderia ter."

Faltando apenas 2 anos para novas eleições para a Câmara do Porto é possível pensar que desta forma a teia está montada e o assalto ao poder pela Câmara Municipal do Porto está perto de se concretizar, e nada melhor do que um cavalo de Tróia dentro da própria edilidade Portuense, e desta forma Pinto da Costa e o FCP poderiam volta a dominar a edilidade Portuense, domínio esse que perderam em 2001 quando Rui Rio Venceu literalmente Nuno Cardoso o então candidato do PS e o favorito de Pinto da Costa.

Os benefícios que o FCP obtém da CMP quando consegue colocar na edilidade o seu presidente favorito são mais que muitos e exemplos não faltam, desde a venda dos terrenos das Antas à CMP com um prejuízo enorme para a edilidade Portuense, passando pelo plano pormenor das Antas que foi contra todos os princípios básicos da modernização da malha urbana entre outros.

A Máfia do futebol não dorme nem descansa e o próximo passo está a ser dado de forma a que os seus interesses no poder instalado à base de corrupção máfia e tráfico de influências não sejam beliscados.

Recorde-se que a sociedade de reabilitação urbana "Porto Vivo" foi criada, há seis anos, com o objectivo de "elaborar a estratégia de intervenção, actuar como mediador entre proprietários e investidores e, em caso de necessidade, tomar a seu cargo a operação de reabilitação". Actualmente a "Porto Vivo" detém mil hectares (equivalente a um quarto do concelho do Porto)e tem nas suas mãos a reabilitação de 32 quarteirões da baixa do Porto, a maior parte dos quais situados na zona histórica.

Fontes:
"Expresso", "Lusa", "JN", "Sociedade Comercial do Porto", "Camâra Municipal do Porto" "Ministério do Ambiente"

2 comentários:

BT26 disse...

Tal como tinha comentado no outro post, as pessoas têm medo de votar diferente, são sempre os mesmo dois partidos que se fala e, Portugal sempre na fossa. Até quando?

Benfica sempre.

Manuel Oliveira disse...

Eles não dormem enquanto não conseguem o que querem, nisso temos de reconhecer que são perseverantes. Pena é que os objectivos não são os mais sérios.

Abraço.