quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Histórias de corrupção Os amigos de Salazar e o Sporting - De pistola em punho na cabine do Arbitro


A história que tantas vezes querem branquear e que tantas vezes é ignorada pela comunicação social portuguesa, aquela história que os sportinguistas não querem que se conte...
A história que vos vou contar passou nos “históricos” salazaristas anos 50 e 60.

 11 de Novembro de 1956, no Campo da Tapadinha, num Atlético – Sporting.


Ao intervalo o jogo estava empatado 1-1 e, pelos vistos, o presidente do Sporting – Carlos Góis Mota – não estava a gostar da arbitragem de Braga Barros, árbitro de Leiria. Vai daí, não esteve com meias medidas, invadiu a cabine do árbitro e, segundo foi referido na altura, de pistola em punho “aconselhou-o a tomar mais atenção na 2ª parte pois poderia prejudicar-se”.


O Sporting acaba o jogo com uma vitória por 3-1.

Não, não é verdade que Góis Mota fosse da PIDE. Era “apenas” presidente da Legião Portuguesa, uma milícia criada em 1936, que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra, e que nas décadas de 50 e 60 se caracterizou pela perseguição e repressão às forças oposicionistas ao regime, para a qual contribuiu o seu Serviço de Informações e a sua vasta rede de informadores.


Nota: O Dr. Carlos Cecilio Nunes Góis Mota tomou posse como presidente do Sporting em 28 de Janeiro de 1953 exercendo o cargo até 31 de Janeiro 1957. Participou por mais nove vezes na Direcção do Clube, duas como vogal e sete consecutivas como vice-presidente, desde 19 de Janeiro de 1946 a 30 de Janeiro de 1952.

5 comentários:

Unknown disse...

Das putas que infestam o futebol nacional já só sobra o asco. Uma coisa é errar. Outra é transformar o erro em virtude."

LdA:

É sempre assim... mas desta vez, mt ‘detergente’ têm que gastar as 'putas' do futebol tuga, para branquear o que se passou com o SCP em 2013 na Capela… perdão, no Estádio da Luz!!! Podem esforçar-se à vontade que essa sujidade é indelével!
Desculpa fazer perder tempo a tds, mas deixo só mais este exemplo do que é um jornaleiro VENDIDO aos 'encornados' (é vdd que já publiquei na cx de comentários do post anterior, mas apenas o fiz hoje e por isso pode passar despercebido por esse post estar um pouco ultrapassado). Para memória futura:

Segundo um dos jornaleiros ao serviço da verdade ‘burmelha’, o director do jornal on-line "MaisFutebol", de seu nome Luís Sobral, considera que o lance do 4.º golo (fajuto) do slb foi o maior ERRO do Duarte Gomes no jogo! Ou seja, dá a entender que seria o benfica a sair mais prejudicado, nomeadamente nesse lance… Estamos conversados sobre o que este vendido percebe de futebol!!!! Mais um lampião na comunicação social para branquear os trabalhos 'sujinhos, sujinhos' dos apafs ‘encornados’…

Analise-se, então, esse lance decisivo:

momento 1: Sílvio faz lançamento irregular (levanta o pé direito). Com uma arbitragem competente, acabava logo aí o lance e tudo o que se passou posteriormente é irrelevante.

momento 2: Luisão agarra primeiro Rojo, logo no início da esfrega entre defesa e avançado. Falta atacante. (Opinião sustentada pelo Coroado da azia, entre outros). Fim do lance.

momento 3: Rojo acaba por derrubar Luisão qd reage ao agarranço do girafa (não acerta charadas no FB desde que existe aquela rede social?). Penalty. Depois de 2 momentos anteriores passíveis de irregularidade lampiã. Fim do lance.

momento 4: O árbitro também não assinala o penalty e valida o golo qd a bola caprichosamente bate na cabeça de Luisão e atraiçoa Rui Patrício. Mal, uma vez mais o lampião de serviço ao apito, pq não existe lei da vantagem nos penaltys.

[Chamada de atenção especial para o fiscal de linha que qd vê o Luisão no chão levanta logo a bandeirola (facto que passou mt convenientemente despercebido a toda a comunicação social e aos 'peritos' de arbitragem "burmelhos"). Para que é que ele levantou a bandeirola? De certeza que naquele momento não foi para dar indicações ao árbitro principal do fora-de-jogo no 3.º golo de Cardozo, ou do lançamento mal executado segundos antes, ou da falta de Luisão sobre Rojo… ]

momento 5: a bola ultrapassa, de facto, totalmente a linha de golo. Situação bem ajuizada.

Resumindo, foram necessários 4 momentos de prejuízo do SCP até sancionar o golo que decidiu a partida e os cromos ‘burmelhos’ ainda nos querem convencer que nesse lance o beneficiado é o SCP... Sendo que alguns dos mts cromos deveriam ser isentos, como esse senhor Sobral…

Realmente, no lance aqui em causa, são muitos erros… mas nenhum Prejudica o slbosta!!!

Francisco disse...

o golo de canto do verdelho a bola esta fora do quarto de circulo acabava logo ali tristes

Portas e Travessas.sa disse...

O Xitras, não marcou um penalty aos badalhacos da constituição, escreveu hoje 24 11 13 - é mais um - resultado 1 a 1

moreira disse...

Escreveram todos muito bem.
Mas,......e o Góis Mota?
E,.........os vinte e tal penaltis em Alvalade numa só época????
E,.........os cinco(5) anos sem sofrerem penaltis em Alvalade???

Seismilhoesum disse...

O desespero já tomou conta, há muito tempo, dos lagartos. E dos Andrades está galopante. Branqueiem, difamem, exagerem. Dois campeonatos em mais de 30 anos é apenas muita incompetência.