segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Futebol de Volta Benfica 2-0 Marítimo

Que saudades de ir ao Futebol, sentir aquele ambiente que antecede o jogo,  o ritual de vestir o Manto Sagrado, sair de casa e caminhar para a Catedral, sem antes senãogu uma breve paragem para uma Sagres nas Roulotes junto do Colombo, onde nos cruzamos com rostos que até há bem pouco tempo eram desconhecidos, pessoas com as quais apenas em sonhos pensei conversar, mas eles lá estavam de Sagres na mão a beber e a conversar, ainda deu tempo para ver um penalti do tamanho do Mundo não ser assinalado contra os corruptos, ouvi alguns colegas do Antitripa dizerem hoje temos post, e tivemos mesmo, uma daquelas postas cheias de ironia bem ao jeito do enorme GM, feitas as despedidas a caminho do estádio com um amigo, miúdo ainda de tenra idade vindo de terras de Vera Cruz, que eu próprio fiz questão de converter há nossa causa há cerca de 3 anos.
A entrada no estádio foi pacifica, procurar a porta para o monumento, lá estava ela porta nº1 com acesso ao piso 1, procurar lugares sentar, cantou-se o hino em plenos pulmões, coisa que não fazia há muito tempo, é que sinceramente ando muito místico e sempre que cheguei atrasado ao jogo, vencemos sempre, desta vez quebrei a minha própria regra.

O Jogo,
Foi um jogo iniciado numa toada muito morna com o Marítimo a querer aparecer aqui e ali, com o Benfica a controlar o jogo embora sem causar perigo, coisa que sucedeu no 1º pontapé de canto, mas saiu por cima, andava o jogo nesta toada morna até que Salvio recebe a bola descaido sobre a direita avança no terreno e pumba, remate ao poste mais distante e estava feita a Festa na Luz, um grande golo de um miúdo que começa a dar cartas e será certamente um caso a rever no final da época, (sinceramente não me convenceu quando chegou mas tem enorme margem de progressão e será um jogador com enorme futuro espero que permaneça na Luz).
O jogo acelerou um pouco fruto do golo de Salvio e que golo, e aos 39 minutos novo golo do Benfica, Saviola a aparecer sozinho após canto cobrado por Martins a fazer golo em recarga a remate de Gaítan, e assim se fechou a 1ª parte.
Na 2ª parte entrou César Peixoto para o lugar de Fábio Faria, que mostrou algum nervosismo talvez fruto da sua estreia, embora não tenha comprometido foi dos menos esclarecidos, mas diga-se em abono da verdade que nada se ganhou com a entrada de Peixoto, por falar em Peixoto para quando terminar com os constantes e idiotas coros de assobios para com o nosso jogador? Particularmente não sou fan de Peixoto mas enquanto vestir o Manto Sagrado jamais o assobiarei e a cada erro baterei palmas numa tentativa de apoiar e dar animo ao jogador.
Foi uma 2ª parte muito morna, talvez fruto do resultado, embora a equipa tenha acelerado aqui e ali, lembro um bom remate de Jara e uma outra perdida do mesmo, em que tudo tinha feito bem mas resolveu fazer mais um drible e lá se foi a oportunidade, talvez um golo fosse importante para Jara de forma a ganhar confiança,
pelo meio ainda entrou Ruben Amorim, parecia que tinha entrado meio amuado, e entrou bem mal a falhar os 3 primeiros passes, mas depois ganhou ritmo e acabou o jogo ao mesmo nivél que a restante equipa.
Uma palavra inda para o nosso Guarda-Redes o nosso Moreira, nem parecia que não jogava há meses, esteve seguro entre os postes embora uma hesitação aqui ou ali mas no global uma exibição muito positiva e a dar segurança a toda a equipa.

Jogadores.

Moreira: Como se escreveu anteriormente, seguro entre os postes uma falha aqui ou ali, mas nem parecia que não jogava há meses, muito positivo a dar segurança a toda a equipa
Maxi: Correu correu, fez muitas faltas durante o jogo aliás deveria ter visto o cartão devido ao número excessivo de faltas, de qualquer forma fechou bem, combinou bem com Salvio há medida de equipa
Sidney: Fez um bom jogo, limpou quando tinha de limpar, saiu a jogar quando tinha de jogar, exibição segura de um jogador com muito futuro.
David Luiz: À imagem de Sidney, embora um pouco mais exuberante como lhe é conhecido, fez um bom jogo, quer no apoio a Fábio Faria quer posteriormente a Peixoto, uma boa exibição, embora tenha cometido 1 ou 2 erros num deles poderia ter dado golo quando decidiu sair a jogar e perdeu a bola a meio campo.
Fábio Faria: Jogo de estreia, entrada nervosa, pouco agressivo na marcação, mostrou algumas coisas mas soube a pouco, talvez jogar fora da sua posição lhe retire capacidades, veremos no futuro.
Airton: Bom jogo do miúdo que chegou há 1 ano, sem ser tão exuberante como Javi, tem a capacidade de jogar simples sem complicar o jogo, ajudou a defesa, fechou à direita e à esquerda, deu equilibrio à equipa e mostou-se à altura da tarefa de substituir Javi.
Carlos Martins: Não sabe jogar mal, a forma como se entrega ao jogo e à luta, são caracteristicas que lhe são reconhecidas e a verdade é que sem ter feito um jogo de encher o olho foi importante em toda a manobra da equipa.
Gaitan: Aparece e desaparece vezes sem conta do jogo, foi dele o remate que deu o golo a Saviola após recarga, mas o talento está lá e continua a crescer.
Kardec: Pouca bola nos pés, poucas hipoteses para brilhar, um lance aqui ou ali em que decidiu menos bem, mas entregou-se à luta entre os centrais e ganhou inumeras bolas de cabeça, com um pouco de paciência e mais trabalho poderá vir a ser em alguns anos jogador de top.
Saviola: Jogou, atrás de Kardec, perdeu algumas bolas em slalons que lhe são tipicamente conhecidos, mas ganhou outros lances, e o 2º golo é dele logo cumpriu com a sua obrigação, bom jogo.
Salvio: O miúdo continua a surpreender, joga, corre, passa e marca, naquele seu jeito meio trapalhão meio desengonçado, consegue grandes arrancadas, dribles e fintas onde menos se imagina um golão daqueles... Avancem já para a compra do passe.
César Peixoto: Entrou mal, sem ritmo a perder imensas bolas e a não recuperar no terreno, talvez fruto dos constantes assobios que infernizam a cabeça de qualquer um, espero que melhore, pois poderá vir a ser importante esta época.
Ruben Amorim: Entrou mal no jogo, 3 passes falhados nas 3 primeiras vezes que tocou na bola, aos poucos subiu de produção e terminou o jogo bem à semelhança da equipa, a gerir o resultado e o esforço mas com tempo ainda para criar uma ou outra situação de perigo.
Franco Jara: O que se passa? má entrada no jogo com algumas más decisões, teve nos pés 2 boas ocasiões de golo se na 1ª entrou em dribles quando bastaria o remate já na 2ª ocasião fez um grande remate infelizmente o remate em arco saiu ao lado embora ainda se tenha gritado golo na Luz.

Um jogo agradavel, com 2 golos e a festa da vitória e do futebol da volta à Luz.

Um Enorme e Feliz Anos de 2011 a todos.

Sem comentários: